Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Polícia Militar do Mato Grosso do Sul realiza a passagem de Comando da 4º CIPM em Chapadão do Sul

Postado em 08/02/2021 por

Compartilhe agora.

Ocorreu no fim da tarde de hoje, (05/02) no salão de Eventos da Associação dos Produtores de Algodão – AMPASUL, a solenidade de transmissão do cargo de Comandante da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar.

A Unidade policial vinha sendo comandada pela Tenente Coronel Katiane Almeida desde novembro de 2018. Em sua apresentação, pouco se sabia da então novata na região, além de seu curriculum notável, onde já era possível admirar pelo histórico de pioneirismo, “primeira mulher do corpo de praças da PM a se tornar oficial, primeira mulher da corporação se habilitar piloto de aeronaves de asa fixa (avião), primeira mulher da corporação a se habilitar piloto de aeronaves de asas rotativas (helicópteros)”; Foi então naquele ato, quando proferiu as palavras “Assumo, com honra, o comando da 4ª. Companhia de Polícia Militar” como foram sua palavras durante assunção em 2018, que também trouxera para Chapadão do Sul e demais municípios que compõe a 4ª.CIPM o legado de receber a primeira mulher comandante de uma unidade Independente no interior do estado;

O histórico de pioneirismo, não foi capaz de sobrepor o que viria a partir de seu trabalho e convivência; De presença marcante, respeitada por sua equipe de trabalho, determinou-se a garantir com primor a ordem e segurança pública, aproximou-se das instituições Polícia Civil e Bombeiros Militar em operações integradas, transmitiu leveza, cordialidade, competência, e sua principal marca, o carisma.

Foto: Thiago Silva

Em suas palavras de despedida, externou gratidão e fez deferências emocionadas a família, marido e filhos. Proferiu no ato de transmissão do cargo, “Passo, com a mesma honra que assumi, o comando da 4ª. Companhia Independente de Polícia Militar”.

A nova comandante trata-se da Major PM Leticia Raquel Ramos Lopes, com 17 anos de serviço na corporação, Letícia é natural de Tacuru/MS, foi a primeira mulher a comandar a Força Tática do 3º Batalhão de Dourados, com atuação em Patrulhamento Tático Urbano, Canil, Choque e Gerenciamento de Crise com atuação na região de fronteira com Paraguai, sendo também a primeira mulher a comandar tropa especializada em operações dentro da Penitenciaria Estadual de Dourados, comandou o pelotão de trânsito do 7º Batalhão de Aquidauana, Trabalhou no Departamento de Operações de Fronteira – DOF, foi nomeada como Ouvidora da PMMS, atuou como Juíza Militar da Auditoria Militar Estadual, Comandou o Corpo de Alunos do Centro de Formação de Praças, com atuação na formação de Soldados, Cabos, Sargentos e Oficiais da PMMS, e por último comandou a 7ª CIPM com sede em Bataguassu. Filha e irmã de Policial Militar, apresentou-se com um curriculum ímpar, e já se pode esperar uma gestão com profunda capacidade técnica;

As militares, agora dividem o pódio, tratou-se da primeira passagem de comando entre Oficiais femininas da PMMS.

O Comandante-Geral da PMMS, Coronel PM Marcos Paulo Gimenez, agradeceu e parabenizou a Tenente Coronel PM Katiane, pela excepcional atuação à frente da 4ªCIPM, e felicitou a nova comandante, certo de que conduzirá toda a tropa com honradez, para um bom andamento do serviço, enaltecendo o nome da Polícia Militar do Estado do Mato Grosso do Sul.

A solenidade foi prestigiada pelo Comandante Geral da PM Coronel Marcos Paulo, Coronel Neidy, Comandante do CPA 2 Coronel Adilson, além de outras autoridades presentes.

Confira algumas fotos:

Fonte: 4ª CIPM/ CB PM Macário

Por: Thiago Silva*

*Com a supervisão e autorização do diretor do departamento de jornalismo da Cultura FM 97,3

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.