Mobile

Data Publicacao:    2021-06-16 10:45:15

O “Boca no Trombone” é um quadro do Jornal da Cultura que tem o intuito de dar voz ao cidadão que precisa de ajuda para resolver, denunciar ou sugerir.

Nós, do maior noticiário da região, queremos ouvir o cidadão, buscar soluções e apresentar resultados.
Na última terça-feira, 18/05, o quadro denunciou uma série de monitoramentos que estavam acontecendo com famílias que nunca contraíram ou tiveram contato com pacientes positivos para o Covid-19. Os relatos eram de que essas pessoas recebiam ligações da Secretaria de Saúde do município com questionários de monitoramento, sendo que, a maioria, desconhece o por quê de tal acompanhamento.
Na ocasião, uma ouvinte que se identificou como funcionária da saúde denunciou que “falta organização” no departamento que cuida dos monitoramentos da Secretaria de Saúde. E ressaltou que o erro era de quem opera o sistema: “O Erro é do operador e não do sistema” “O sistema aceita o que você digita lá”, disse ela. Então, o Jornal da Cultura encaminhou a denúncia a ‘Ouvidoria do Município’, pois a dúvida foi levantada em torno das mais de 400 pessoas sendo monitoradas de acordo com o boletim oficial.

Não recebemos, ainda, respostas sobre o que acontecia nesses números (se havia erro humano, de sistema ou outros…) porém, notamos que no dia seguinte, o Boletim Epidemiológico apresentou um número de monitorados ‘extremamente’ inferior ao do dia anterior. O relatório de ontem, 19/05, apresentou a quantidade de 88 pessoas sendo monitoradas. Não sabemos o que houve, mas temos certeza que os números atuais trazem um certo alívio a população sul-chapadense.

Esperamos que não haja, ainda, inconsistências nas informações que são divulgadas nos boletins diários. Não queremos fugir da situação Covid-19 nem muito menos achar que acabou a pandemia. O que queremos é que haja transparência nos números divulgados.


Rádio Cultura FM 97.3
Jornal da Cultura
Jornalista Márlon Rusyweld DRT 1779/MS de 25/09/2017

Os dados do boletim Covid desta quarta-feira (14) mostram mais um dia de estabilização da doença em Mato Grosso do Sul. No cenário geral foram 1.157 novos casos confirmados e mais 31 óbitos. 

Conforme as médias móveis na última semana, foram confirmados 745 novos casos diários no Estado, e o mesmo indicador aponta média diária de 22,3 mortes por complicações da doença. O comparativo com a média móvel dos últimos 21 dias, consolida essa desaceleração. 

Outro ponto positivo está no número de pacientes internados ou aguardando por um leito. A taxa de ocupação de leitos por macrorregião é de 81% em Campo Grande, em Dourados 65%, em Três Lagoas de 68% e 52% em Corumbá. 

Do total de casos ativos (7.471) nesta quarta-feira, 653 são pacientes internados, 280 em leitos clínicos e 373 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

A fila de espera por um leito em Mato Grosso do Sul conta com 34 pacientes conforme os dados do boletim Covid desta quarta, sendo 29 na central de regulação de Campo Grande, 1 na de Dourados e 1 na central do Estado. 

“Também é uma mudança muito importante já que chegamos a ter mais de 250 pessoas na fila de espera há 4 semanas atrás. O número de internados é 653, o que também é muito bom com relação ao dia 8 de junho com 1.339 pessoas internadas em MS. Então nós estamos abaixo da metade dos casos que tínhamos há 35 dias atrás”, destacou o secretário de saúde, Geraldo Resende. 

Mesmo com a perspectiva de melhora, Resende foi cauteloso em pedir atenção dos gestores municipais. “Nós precisamos ficar atentos, não vacilar, ainda não controlamos a doença totalmente. Os números de hoje mostram que ainda temos um patamar alto de óbitos. Gostaríamos novamente de pedir atenção de todos os gestores para não vacilar, ainda temos muito a caminhar”. 

O detalhamento do boletim Covid desta quarta-feira, 14 de julho pode ser conferido aqui

Mireli Obando, Subcom

Durante todo o Junho Vermelho os números dos estoques estratégicos estiveram em alta por conta das campanhas e eventos realizados no Hemosul Coordenador e também por todo o estado. Mas com a chegada do mês de julho as doações voltaram a cair preocupando a instituição que faz distribuição de sangue para hospitais de todo Estado.

As bolsas coletadas no Hemosul Coordenador nos dois primeiros dias da semana foram 40,83% abaixo do ideal. Na segunda-feira (12) foram 68 e na terça-feira (13) foram 79, enquanto a média diária ideal é de 180 bolsas. 

Uma das grandes preocupações é com relação as plaquetas, pois menos da metade das bolsas permitem a produção deste hemocomponente. Outra dificuldade de manter os estoques de plaquetas é o tempo de validade de apenas cinco dias, muito curto para o armazenamento.

Outro fator da necessidade é a qualidade dessa plaqueta que deve estar de acordo com as normas da legislação vigente. Mulheres têm uma restrição a mais por conta da gestação. Só é possível produzir plaquetas das doações de mulheres até a segunda gestação.

“São vários detalhes que acabam deixando nosso estoque de plaquetas abaixo do necessário, precisamos fazer cada processo corretamente para garantir uma doação segura para aqueles que estão doentes e precisando. Hoje, nosso estoque de hemácias está até razoável, mas o de plaquetas, está muito baixo e precisamos continuar contando com o apoio de toda a população para vir realizar suas doações” convida a Coordenadora Geral da Rede Hemosul Marli Vavas.

A instituição informou que está precisando de todas as tipagens sanguíneas e reforça que está seguindo as normas de biossegurança para garantir que os doadores se sintam seguros para vir aos bancos de coleta.

HEMOSUL COORDENADORAv. Fernando Correa da Costa, 1304, Centro – Campo Grande/MS
Fones: (67) 3312-1500 / 3312-1517 – Agendamentos: (67) 3312-1516 / 3312-1529 e (67) 99298-6316 whatsapp
Segunda à Sexta: 7h às 17h
Sábado: 7h às 12h
* Especialmente no mês de julho abrirá integral no dia 24/07 – das 7h às 17h

HEMOSUL SANTA CASARua Rui Barbosa, 3633, Centro – Campo Grande/MS
Fones: (67) 3322-4135 / (67) 99273-7356 whatsapp
Segunda à Sexta: 7h às 11h

Lívia Miranda – Assessoria de Comunicação Hemosul MS

Diante do pior cenário de seca hidrológica na porção alta do Rio Paraná, desde 1981, e das recentes geadas, o governador Reinaldo Azambuja publicou mais dois decretos no Diário Oficial desta quarta-feira (14), declarando situação de emergência pelo prazo de 180 dias em Mato Grosso do Sul.

O governador destaca que a seca, por exemplo, já acarretou em prejuízos na geração de energia. “A geada afetou muito algumas regiões e a seca foi extremamente danosa. Acho que os decretos de situação de emergência ajudam, criando uma rede de proteção, e ajuda o Estado a ter umas tomadas de decisões e apoio aos setores mais afetados”, disse.

O primeiro decreto de situação emergência, pela seca, considera notas e resoluções, entre elas uma do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), que aponta para seca classificada como “severa” a “excepcional” com duração de mais de 24 meses. A nota informativa da reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) que avaliou as condições de suprimento energético do Sistema Interligado Nacional, e prevê a situação ainda persistente nos próximos meses, especificamente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, também foi considerada.

O segundo decreto leva em conta as geadas que atingiram algumas regiões de Mato Grosso do Sul entre 28 de junho e 1° de julho, conforme relatório da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), e afetou uma área de aproximadamente 420 mil hectares, o que corresponde a 21% da área plantada no Estado e também 30,2% da área cultivada do MS, conforme dados do Projeto SIGA/MS.

Joilson Francelino, Subcom

Na tarde desta terça-feira (13), a Policia Militar com apoio da Policia Civil, realizou na rua Rua Matinhos, bairro Sibipiruna, em Chapadão do Sul, a prisão de um traficante de 32 anos e uma mulher, 18 anos; sendo o homem com mandato de prisão por tráfico, e uma mulher por desacato e agressão a polícia.

Ao chegaram no local para cumprir mandado de prisão, foram recebidos por um indivíduo que se encontrava na residência e autorizou a entrada da polícia. No interior do imóvel, o procurado pela justiça foi visualizado sobre o muro se desfazendo de algum objeto, entretanto não esboçou reação a prisão e autorizou a busca por ilícitos em sua residência.

Na sequência foram realizadas buscas nas casas no entorno da residência do foragido, sendo encontrado em uma casa anexa que está vazia, um aparelho de celular da marca Samsung de cor vermelha.

Na residência estava a jovem, que passou a agredir verbalmente os policiais com palavras de baixo calão, afirmando que os policiais não poderiam realizar o procedimento da prisão, partindo em seguida para agressões físicas com tapas, socos e chutes, sendo necessário o uso progressivo e moderado da força para cessar a injusta agressão.

Foi dada voz de prisão a agressora e com o auxílio de uma investigadora da Polícia Civil foi realizada a busca pessoal na acusada e encontrado com ela a quantia de R$ 1.360,00 (um mil, trezentos e sessenta reais). A mulher alegou que o dinheiro era do traficante que teria pedido para ela guardar quando a equipe policial chegou em sua residência.

Diante dos fatos os dois foram presos e bens apreendidos entregues na delegacia de polícia para providências.

Dados: Jovem Sul News

Na tarde desta segunda-feira, dia 12/07/2021, investigadores do SIG da Polícia Civil de Chapadão do Sul deflagraram operação REDE CELL, para recuperar celulares furtados mês passado na cidade e identificar os receptadores destes aparelhos.

Durante a operação, 3 pessoas foram presas em flagrante delito pelo crime de RECEPTAÇÃO além do autor do furto ter sido identificado e indiciado pelo crime. Oito aparelhos celulares que haviam sido subtraídos foram recuperados além de cinco smart watches.

A operação contou com 3 semanas de investigação que apontou as pessoas responsáveis por comprar os aparelhos furtados além de identificar o suspeito do cometimento do crime.

No dia do furto, o criminoso utilizou um alicate de corte para arrombar o cadeado das grades de proteção do comércio, quebrar a porta de vidro e entrar na loja para subtrair os aparelhos, toda a ação foi gravada por câmeras do circuito interno e não passou de 30 segundos.

As pessoas presas e os bens apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Chapadão do Sul para formalização o procedimento de flagrante e aguardarão presas por decisão o Poder Judiciário.

Uma equipe de Policiais Militares de Costa Rica que realizava uma escolta de presos para Cassilândia pela rodovia MS 306, no trajeto entre Costa Rica e Chapadão do Sul, avistaram um veículo TOYOTA YARIS na cor prata, ostentando as placas RKJ0D089, trafegando em alta velocidade pela via lateral à pista pavimentada.

Ao avistar a equipe policial, o condutor aumentou a velocidade, sendo seguido e parado pela equipe que ao entrevistar o motorista, alegou ser produtor musical e que havia pernoitado na cidade de Chapadão do Sul e estava indo para Cuiabá – MT, caindo caiu várias vezes em contradição. Que após checagem em sistema oficial, ficou demonstrado que o autor foi qualificado como condutor de um veículo JEEP RENEGADE, placas RFK0A19, que foi recuperado no dia 23/06/21, na rotatória da MS 306 com BR 060 em Chapadão do Sul MS, após o motorista perder a direção do veículo.

No dia do fato, o condutor fugiu do local, porém, antes de deixar o local recebeu atendimento da concessionária operadora da Via WAY 306 onde apresentou sua CHN deixando o local logo em seguida afirmando que iria procurar um hotel e acionar o seguro do veículo. Diante desse fato e das controvérsias apresentadas, foi realizada uma vistoria minuciosa no veículo e verificou-se que se tratava de um clone e que as tarjetas de identificação do veículo foram falsificadas e que o veículo era produto de roubo no Estado do Rio de Janeiro ocorrido no dia 30/06/21. Após verificação chegou se às placas originais do carro.

Em contato com a esposa da vítima esta informou que foi um assalto a mão armada. Diante dos fatos o autor confessou que faz a função de “arrastador” de veículos produtos de roubo ou furto do Estado do RJ e os levam até o Estado de MT. Questionado sobre a frequência que isso ocorre, disse que chagou a levar até dois veículos roubados em uma semana. Foi dada voz de prisão ao condutor, cientificado de seus direitos Constitucionais e conduzido até a DP de Chapadão do Sul para as providências cabíveis.


Assessoria de Comunicação 4ªCIPM

O Prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, e o secretário municipal de Educação receberam a visita do prefeito de Santa Rita do Pardo, Lúcio Costa e do secretário de Educação Israel Filho, na tarde da última quinta-feira, 08. 

O objetivo dos gestores de Santa Rita do Pardo foi realizar uma visita técnica in loco para aprender sobre como foi o retorno das aulas presenciais em Chapadão do Sul neste primeiro semestre de 2021, já que a cidade deles pretende retornar as aulas presenciais neste segundo mestre. 

O secretário de Educação, Guerino Perius apresentou todo o plano de biossegurança existente nas aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino, que conta com distanciamento social, disponibilidade de álcool em gel nas entradas das escolas e em todas salas de aulas, além de trabalho de conscientização que acontece diariamente por parte dos professores e trabalhadores da Educação, sobre a importância da máscara facial e de higienizar sempre as mãos. 

Além disso, também foi apresentado a eles toda a logística de transporte dos alunos tanto da área urbana como da área rural. 

O prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, também ressaltou que o sucesso das voltas as aulas em nosso município foram resultado de uma equipe escolar muito bem preparada para atender os alunos e também a participação de pais e responsáveis dos alunos que abraçaram a ideia e também cuidam das normas de biossegurança. 

O Executivo Municipal deixa as portas abertas para o município de Santa Rita do Pardo e reforça que a troca de informações entre os municípios do Mato Grosso do Sul é de extrema importância para o desenvolvimento dos municípios bem como de todo o estado de Mato Grosso do Sul.

Dados: ASSECOM

A equipe Policial estava em patrulhamento pela cidade quando receberam a informação de que havia um caminhão circulando pela cidade e que o motorista fazia zig-zag pelas ruas. Os policiais começaram as buscas pelo veículo e encontraram o caminhão estacionado em frente a uma tabacaria; Solicitaram apoio da rádio patrulha , que ao chegarem ao local foram autorizados pelo proprietário a entrarem em seu estabelecimento, porém, não foi possível achar o outro suspeito.

Foi pedido o acesso as imagens de câmeras de segurança onde foi possível identificar os autores. Os policiais então começaram a varredura na praça próxima ao local e encontraram um dos autores que confessaram que teria praticado furto com seu comparsa de 24 anos e que os dois são funcionários da referida fazenda vítima de furto.

o autor de 24 anos até então não havia sido localizado pela PM, mas com auxílio de populares que ali estavam, foi possível encontrar o mesmo.

Diante dos fatos, os autores foram presos em flagrante e foram levados para a delegacia de polícia para providências.

Dados: 4ª CIPM

A Prefeitura de Chapadão do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SEDEMA, em parceria com a Associação Comercial – ACE, Sebrae/MS por meio do Programa Cidade Empreendedora, Banco do Brasil, Bradesco, Sicredi, Sicoob, Caixa Econômica Federal e Santander, realizará o Dia do Crédito, evento voltado para orientação, capacitação e obtenção de crédito aos Micro e Pequenos Empresários locais.

A obtenção de crédito, é assunto que sempre preocupa o pequeno empresário. Juros altos e excesso de exigências são fatores a distorcerem a busca por empréstimos. Na ânsia de se financiarem com rapidez e mais facilidade, as micro e pequenas empresas (MPEs) acabam escolhendo as opções mais caras do mercado: cheque especial e cartão de crédito.

Para orientar sobre essas e outras questões referentes a serviços bancários disponíveis no mercado, a Prefeitura Municipal de forma inovadora, promove “Dia do Crédito” pela primeira vez em Chapadão do Sul.

A ação, tem como objetivo orientar os empresários para a correta utilização do crédito, bem como disseminar os serviços financeiros existentes destinados aos pequenos negócios e operacionalizados por agentes financeiros. As micro e pequenas empresas terão à sua disposição uma programação completa com palestras seguida de rodadas de serviços financeiros com as instituições participantes.

O evento ocorrerá na próxima terça-feira 20/07, a partir das 07:30 (MS), no Centro de Convivência da Melhor Idade – CONVIVER. 

Como participar 

Devido a pandemia, as vagas presenciais serão limitadas, para participar do Dia do Crédito, o empreendedor deve se inscrever através do LINK abaixo:    

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScq__cSmM5j9QL4w5GIGYYlux5teiMd3X1ZnkawbJb6-D6P_Q/viewform

As inscrições serão gratuitas, e a administração municipal informa que fará a transmissão ao vivo do evento, através do Facebook oficial da Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul, para os empreendedores que não puderem assistir presencialmente.  Se preferir, procure a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e faça sua inscrição na Sala do Empreendedor. Ou ligue no 3562-1821 para maiores informações.

Na tarde da última quinta-feira, 08, o prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug recebeu em seu gabinete o comandante-geral da PMMS, coronel Marcos Paulo Gimenez, o representante da Secretaria Estadual de Segurança Pública, coronel Joilson Alves do Amaral, além de demais autoridades militares.

Durante a conversa, o prefeito João Carlos Krug ressaltou a importância das forças de segurança e salvamento público, como a Policia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, tendo em vista que o município cresce em ritmo acelerado, e essas instituições continuam trabalhando com muita competência e agilidade, dando respostas a comunidade sul-chapadense.

O prefeito, também ressaltou que atualmente o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil têm estruturas adequadas para a demanda da cidade, entretanto, a Polícia Militar tem uma estrutura muito aquém daquilo necessário para comportar o atual efetivo.

Após a conversa, o gestor municipal e as autoridades militares foram visitar in loco o local que será sede do Novo Quartel da Policia Militar de Chapadão do Sul, ao lado do Centro Educacional Profissional Arlindo Neckel, no bairro Sibipiruna.

O local foi escolhido estrategicamente para que as Forças de Segurança e Salvamento estejam diversificadas em diferentes bairros, colaborando integralmente para a segurança pública de Chapadão do Sul. 

Dados: ASSECOM

Publicado Por:   Thiago Silva

Fonte da Notícia: Rádio Cultura FM