Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Descarte de Medicamentos Vencidos deve ser realizado em Farmácias ou ESF’s

Postado em 03/05/2021 por

Compartilhe agora.
Fonte: ASSECOM

 A Prefeitura de Chapadão do Sul, através da Secretaria de Saúde, informa a população sul-chapadense sobre o descarte correto de medicamentos e cosméticos com prazo de validade vencido.

Após a data de validade, nenhum remédio pode ser ingerido, com risco de graves complicações médicas, assim, também é vedado o descarte junto com os outros resíduos domiciliares. Assim, a população deve levar os medicamentos vencidos para a Farmácia mais perto da sua casa ou trabalho, ou em algum do seis ESF’s do município. Esses locais estão preparados para receber esse resíduo e fazer a logística reversa necessária.

 Todos os locais esses locais tem um recipiente único para esse uso. A instalação destes recipientes nas farmácias foi exigência da Vigilância Sanitária em cumprimento à Lei estadual nº 4.474/2014. Ainda segundo a referida lei ficam proibidas as seguintes formas de destinação final destes produtos:

 I – lançamento in natura a céu aberto, tanto em áreas urbanas quanto rurais;

II – queima a céu aberto ou em recipientes, instalações ou equipamentos não adequados, não licenciados, conforme legislação vigente;

III – lançamento na rede de esgoto;

IV – em aterros sanitários (aterro de resíduos perigosos).

 Dúvidas podem ser sanadas diretamente com a Vigilância Sanitária de Chapadão do Sul através do telefone (67) 3562-6630 ou (67) 3562-6641

 Riscos do Descarte Irregular

Os medicamentos têm substâncias que podem ser tóxicas ou se tornar tóxicas após a sua decomposição. Quando jogados em locais inadequados, como lixo ou sistema de esgoto, os medicamentos contaminam a água e o solo, podendo afetar peixes e outros organismos vivos, além de pessoas que bebem dessa água e consomem ou se alimentam desses animais. O procedimento também coloca em risco pessoas que entram em contato direto com o resíduo, como garis e coletores.

Fonte: ASSECOM

Por: Thiago Silva

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.