Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Conselho de Alimentação Escolar realiza primeira reunião de 2021 em Chapadão do Sul

Postado em 11/02/2021 por

Compartilhe agora.

Na manhã da última quarta-feira, 10, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação aconteceu a primeira reunião ordinária do ano de 2021 do  CAE, Conselho de Alimentação Escolar.

O Conselho de Alimentação Escolar é um órgão colegiado, deliberativo, de caráter fiscalizador, permanente e de assessoramento vinculado à Secretaria Municipal de Educação, instituído pela Lei Municipal nº 221/95 de 19 de outubro de 1995, alterada pelas Lei Municipal nº 353/2000 em consonância com as determinações da Lei Federal nº 11.947/2009 e Resolução FNDE nº 38 de 16 de julho de 2009 alterada pela Resolução FNDE nº 26 de 17 de junho de 2013.

É constituído por 07 (sete) membros titulares e igual número de suplentes, composto por representantes do Poder Executivo, Trabalhadores da educação (docentes e discentes), pais de alunos e sociedade civil, o mandato é de 4 anos (havendo uma renovação de 1/3 no período de 2 anos).

Na primeira reunião foram tratados os seguintes temas:

  • Prestações de Contas referentes aos Recursos Gastos com o PNAE;
  • Planejamento para o oferecimento da alimentação escolar aos alunos frequentes nas escolas e CEIs;
  • Apresentação dos Cardápios pelas Nutricionistas responsáveis pelo programa;
  • Apresentação do Manual de Boas Práticas que serão distribuídos para as agentes de merendas nas escolas e CEIs municipais;
  • Apresentação do Planejamento de Capacitação dos Agentes de Merenda;
  • Aprovação do Plano de Ação do Conselho de Alimentação Escolar.
  • Apresentação do Cronograma de reuniões do ano de 2021;

A reunião contou com a participação do Secretário de Educação Guerino Perius que no momento falou sobre a importância do trabalho de todos os representantes, lembrando que o CAE é a instância da área de alimentação escolar mais próxima da sociedade, visto que dos sete membros titulares apenas um é indicado pelo poder executivo. As outras seis vagas são ocupadas por representantes de pais de alunos, de entidades civis e dos docentes, discentes ou trabalhadores da educação (normalmente, são os professores).  Na oportunidade apresentou a todos o valor de recursos recebidos para serem gastos na rede de ensino, comentou sobre a agricultura familiar e sobre de que forma estão adquirindo os alimentos que devem ser consumidos, ressaltou sobre a importância da retomada das aulas presenciais e falou sobre novos planejamentos na área da educação em relação ao ano letivo e na oferta de uma de uma educação de qualidade.

A presidente do CAE Delnara Pereira Joaquim Jandrey agradeceu os conselheiros pelos trabalhos desenvolvidos nos anos anteriores e a presença do Secretário de Educação Guerino Perius, lembrou a importância do desenvolvimento do trabalho do conselho em parceria com a Secretaria de Educação e conta com esse regime de colaboração nos próximos anos, ressaltou a todos que vivemos tempos difíceis e que acredita que com o retorno das aulas presenciais e com a retomada das atividades conseguiremos  um maior êxito na qualidade do ensino.

Fonte: assessoria

Por: Thiago Silva*

*Com a supervisão e autorização do diretor do departamento de jornalismo da Cultura FM 97,3.

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.