Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Secretário pede início da vacinação contra Covid em tutores ou genitores de pessoas com deficiência em MS

Postado em 24/05/2021 por

Compartilhe agora.
O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, fez o pedido aos municípios que estão com a imunização mais avançada, assim, possibilitando a abertura da vacina aos novos grupos.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, pediu o início da vacinação contra Covid aos genitores ou tutores de Pessoas com Deficiência (PCDs) que residem em Mato Grosso do Sul. O aviso foi feito em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (24).

A solicitação do secretário foi feita, exclusivamente, aos municípios do estado que já apresentam um avanço da imunização contra Covid, em relação aos grupos preconizados, preferencialmente, pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).

Resende frisou que a vacinação pode ser ampliada nos calendários individuais de cada cidade de Mato Grosso do Sul, levando em consideração o aumento da taxa de pessoas que já foram vacinadas.

“Quero chamar atenção aos nossos secretários e secretárias. Não está na nossa resolução, mas ficamos de discutir para que se atentem aos genitores de pessoas com deficiências. Esses [gestores e tutores de PCDs] precisam ser vacinados. Gostaria de chamar atenção para que possas fazer a vacinação deste grupo nas suas cidades”, disse Resende.

O secretário disse que a vacinação contra Covid é importante para este grupo, já que eles estão em contato direto com as PCDs.

A vacinação deste novo grupo depende de cada um dos 79 municípios do estado, pois são eles que ampliam os calendários e as pessoas autorizadas a receberam o imunizante, bem como a destinação de mais doses de vacinas pelo Ministério da Saúde, de acordo com o secretário.

Covid em MS

Mato Grosso do Sul registra na manhã desta segunda-feira (24) uma taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva (UTI) para tratamento de Covid-19 de 99,47%, segundo dados da secretária estadual de Saúde (SES).

O estado tem 1.168 pessoas hospitalizadas com a doença, sendo 677 em leitos clínicos e 491 de UTIs. Além dos pacientes internados, 231 pessoas com a doença aguardam na fila para transferência a hospitais do estado.

Na central de regulação da macrorregião de Campo Grande são 171 pessoas na fila, sendo 142 na capital. Já na unidade de regulação da macro de Dourados são 54 e na central do estado mais 6 pacientes.

Nesta segunda (24), Mato Grosso do Sul confirmou 1.175 casos novos de Covid. A média móvel de infectados chegou 1.701,9 por dia (tomando por base os registros dos últimos 7 dias). É a quarta vez consecutiva que a média é a maior de toda a pandemia. O número de contaminados com o coronavírus chegou a 278.052.

Fonte/Dados: G1 MS

Por: Thiago Silva

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.