public Notícia
Home/ Notícia
public Notícia

Chuvas são abaixo da média e rio Paraguai, no Pantanal, deve registrar nova seca histórica em 2021

Dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) mostram que rio registrou a cota de 1,79m, onde normalmente atinge 3,42 metros nesta época do ano. Governo de MS já decretou situação de emergência ambiental e embarques de minérios e grãos para exportação devem ser antecipados.
Nível do rio Paraguai, no Pantanal, enfrenta seca histórica desde o ano passado — Foto: Reprodução/TV Morena
Nível do rio Paraguai, no Pantanal, enfrenta seca histórica desde o ano passado — Foto: Reprodução/TV Morena

A seca histórica que o rio Paraguai, no Pantanal, enfrentou em 2020, deve ser semelhante em 2021. Os dados divulgados pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) mostram que o rio registrou a cota de 1,79m em Ladário e na cidade vizinha, Corumbá, onde normalmente, nesta época do ano, atinge 3,42 metros. Isso em época de cheia, o que faz os pesquisadores preverem que a grave situação vista no ano passado não será muito diferente neste ano.

Segundo o pesquisador Marcus Suassuna, o recuo do nível do rio observado quando a expectativa era de subida é resultado da intensidade da última estação seca e de uma estação chuvosa com precipitações abaixo do normal em 2021. Ele ressalta ainda que, com o fim da estação chuvosa, é pouco provável a subida do nível dos rios no Pantanal.

“Os municípios de Cáceres (MT) e Cuiabá (MT) apresentaram recordes mínimos de precipitação em praticamente todos os dias do ano até agora, o que pode ser a origem da escassez hídrica que se apresenta. No limite sul da bacia, os níveis dos rios estão numa faixa de normalidade para baixo. As maiores anomalias negativas de chuva e de vazão estão no limite norte”, informa Suassuna.

De acordo com o SGB-CPRM, é provável que o nível do rio em Ladário aproxime-se do zero da régua de Ladário, como ocorreu no ano passado. Outro problema é que é provável de que o nível continue por meses abaixo de 1,50 metro, a partir da qual a Marinha do Brasil passa a adotar restrições à navegação, de acordo com o Comando do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil.

Banco de areia se formou no meio do leito do rio Paraguai, no Pantanal em MS, em 2020. Situação deve ser parecida em 2021. — Foto: Reprodução/TV Morena

Banco de areia se formou no meio do leito do rio Paraguai, no Pantanal em MS, em 2020. Situação deve ser parecida em 2021. — Foto: Reprodução/TV Morena

Dada a situação alarmante, o governo de Mato Grosso do Sul resolveu decretar situação de emergência ambiental. Conforme o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, a medida se deve ao indicativo de seca em praticamente todos os municípios sul-mato-grossenses ao longo de 2021.

Também como medida preventiva, outra ação que deve ser adotada é a antecipação dos embarques de minérios e grãos para exportação, com o propósito de evitar que o transporte de mercadorias seja feito no período de estiagem, quando os níveis devem estar mais rasos, ocasionando possíveis problemas de navegação na Hidrovia Paraguai-Paraná.

CHUVAS NÃO FORAM SUFICIENTES

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a precipitação dos últimos três meses na bacia do alto Paraguai foi abaixo da climatologia para a região. Em Fevereiro de 2021, o registro foi de 120 mm abaixo da climatologia para o mês. As chuvas também foram abaixo da média durante o mês de Abril.

A estação chuvosa na região do Pantanal encerrou precocemente no final de março, conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). De acordo com o índice padronizado de chuva pelo menos nos últimos 24 meses, o estado do Mato Grosso do Sul vivencia uma seca do ponto de vista pluviométrico e meteorológico. Para os próximos 7 dias, a tendência é de que continuem não ocorrendo chuvas significativas.

Fonte: G1 MS

Por: Thiago Silva

  • message
    Postado por
    Rádio Cultura FM
  • today
    Data
    30/04/2021
  • folder
    Categoria
  • code
    Feito por
    Sistema Plug
Copyright © 2021 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S
Copyright © 2021 | Sistema Plug
Desenvolvido | Web Plug