public Notícia
Home/ Notícia
public Notícia

Bombeiros do 7ºSGBM de Chapadão do Sul salvaram criança engasgada no último Sábado (30)

No último sábado (30) bombeiros do 7° subgrupamento de bombeiros militar de chapadão do sul  foram acionados para atenderem uma ocorrência  no centro da cidade, onde uma criança de apenas 16 dias  estava engasgada por liquido. a criança se engasgou enquanto era amamentada.

O trabalho em equipe dos heróis do corpo de bombeiros e o fato dos pais da criança se manterem calmos, apesar da gravidade da situação, foram cruciais para salvar a vida da criança.

Enquanto deslocava a equipe para atender a ocorrência, o soldado Di Martini, que estava de plantão na sala de rádio atendendo as ocorrências,  manteve os pais do recém nascido na linha e os orientou para realizarem o procedimento conhecido como tapotagem que tem como objetivo desobstruir as vias aéreas.

Quando a equipe comandada pelo Sargento Haupenthal chegou no local, encontrou a família aliviada, pois seguindo os procedimentos passados pelo soldado Di Martini conseguiu salvar a criança.

Em entrevista a Cultura FM, o sargento Haupenthal orienta que em casos como esse ou em outros casos de emergência, deve-se manter  a calma, ligar 193 e seguir as orientações dos bombeiros.

Conheça o procedimento adotado nessa ocorrência:

O primeiro passo é sempre saber identificar o que está acontecendo com o paciente: se o bebê está tossindo, se debatendo bastante e não consegue chorar direito (principalmente se acabou de ser alimentado ou tomou água), podemos concluir que ele está engasgando. Nesse caso, siga as instruções abaixo:

1- Coloque os dedos na mandíbula do lactente com o braço apoiado no torso do bebê. Nós não seguramos na parte mole da garganta, pois isso pode obstruir ainda mais a via aérea desse lactente.

Foto: Reprodução

Passo quatro: dê cinco batidas nas costas da do lactente

2- Posicione o lactente de forma que ele fique de cabeça para baixo, com o corpo sustentado pelo seu antebraço e a mandíbula apoiada nos seus dedos.

3- Após certificar que ele está firme e seguro em seu braço, incline o lactente para baixo, apoiando o seu cotovelo na sua coxa para garantir firmeza. Só essa manobra já vai drenar bastante esse líquido ou semissólido.

4- No alto das costas do lactente (entre os ombros) dê cinco pequenas batidas, direcionando a mão para frente. É preciso ter cuidado com a intensidade, mas ela precisa ser forte para garantir o resultado.

5- Gire o lactente, sempre mantendo a cabeça dele para baixo, na inclinação anterior. Isso é importante, pois suspender o bebê irá dificultar novamente a descida do objeto pela gravidade, sendo necessário reiniciar os esforços de desengasgo. Para um movimento correto, posicione os dedos na ossatura da nuca. Segurando o corpo com o braço, gire de forma que o lactente fique apoiado no outro braço.

Foto: Reprodução

Passo seis: faça cinco compressões no tórax da criança;

6- Na região central do tórax da criança (entre os mamilos), faça cinco compressões utilizando os dedos indicador e médio.

7- Repita o processo até a saída do líquido ou objeto ingerido. Se a criança chorar, é um bom sinal, pois significa que está entrando ar no pulmão e que as vias aéreas estão desobstruídas. Isso é tão importante que a regulação do SAMU já orienta o familiar da criança pelo telefone a realizar a manobra e, quando as vias estão desobstruídas, nós conseguimos escutar pela ligação o choro do bebê.

A manobra de desengasgo em lactentes é de grande importância, pois sem ela o líquido pode chegar ao pulmão, podendo complicar seu quadro de saúde. Mas caso isso aconteça, também conseguimos reverter o quadro!

Confira a entrevista feita com o SGTO Haupenthal:

FONTE: IESPE (Instituto de Ensino Superior de Patrocínio)

Por: Azevedo Júnior. Jornalista da Cultura FM.

  • message
    Postado por
    Rádio Cultura FM
  • today
    Data
    02/02/2021
  • folder
    Categoria
    Locais/Regionais
  • code
    Feito por
    Sistema Plug
Copyright © 2021 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S
Copyright © 2021 | Sistema Plug
Desenvolvido | Web Plug