Na manhã desta quarta-feira Chapadão do Sul entrou na lista dos munícipios brasileiros que começaram a vacinação contra o novo coronavírus.
A primeira pessoa a ser vacinada foi Laise Rodrigues Santana, 30 anos, fisioterapeuta que atua na UTI do Hospital Municipal. Segundo o prefeito João Carlos Krug, a escolha da fisioterapeuta foi feita com base nos testemunhos de colegas de trabalho e pacientes que falam do excelente trabalho que ela realiza na UTI, tendo salvado muitas vidas.
O vice-prefeito de Chapadão do Sul, João Buzoli, que é medico, foi a segunda pessoa a tomar a vacina.
Na coletiva de imprensa realizada no gabinete da prefeitura, o prefeito João Carlos Krug elogiou o trabalho realizado pela equipe da saúde que atua na linha de frente no combate a Covid-19. Ele ressaltou ainda o numero de curados na cidade:
“Os números da pandemia em Chapadão do Sul mostram que a equipe está sendo muito competente no atendimento e tratamento. Tivemos perdas de vidas infelizmente, mas estamos com apenas 1,01% de vítimas fatais entre os contaminados e grande número de curados. Isso é reflexo do bom trabalho que a equipe realiza na saúde”, disse o Prefeito.
Chapadão do Sul recebeu 422 doses da vacina contra o Covid-19 do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul. Assim, nesta primeira fase 211 pessoas serão vacinadas, pois é necessário aplicar a segunda dose em um intervalo de 14 a 28 dias.
As primeiras doses serão aplicadas nesta quarta-feira, 20, e serão destinadas a população da Fase 1, que em Chapadão do Sul englobará os Trabalhadores da Área da Saúde e pessoas com mais de 60 anos institucionalizadas. Assim, as doses serão aplicadas nos trabalhadores da saúde que trabalham na linha de frente diante do Covid-19 e cerca de cinco idosos que estão atualmente na Gileade e na Cotenec.
Para chegar ao número de 422 doses da Coronavac para Chapadão do Sul, o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul se baseou no número de vacinas aplicadas na Campanha de Vacinação contra a Influenza de 2020. Assim, pelo cálculo, Chapadão do Sul recebeu doses para vacinar 211 pessoas, referente a 37% dos profissionais da saúde vacinados na campanha passada da gripe.
Os grupos prioritários estabelecidos inicialmente no Plano Nacional de Vacinação do COVID19 está sujeito a alterações, conforme quantitativo de doses, produção e laboratório.
Por: Azevedo Júnior*
*Com a supervisão e permissão do Diretor de Jornalismo da empresa Cultura FM 97,3.